Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Coronel Barros

Informações Gerais

O município de Coronel Barros tem sua economia baseada na Agricultura, Agropecuaria, Produção Leiteira e extração mineral. O município conta com a maior reserva de rocha basáltica da região. São cultivadas lavouras de soja, milho e trigo

 
Data de Fundação: 20 de março de 1992
População: 2.556 (IBGE 2016)
Gentílico: coronel-barrense
 

FORMAS DE ACESSO

 
O município pode ser acessado através da BR-285 e está distante 410km de Porto Alegre.
 

ASPECTOS HISTÓRICOS

 
A história da localidade se inicia a partir de 1915, quando os homens das famílias Freüdenberg, Krombauer, Wünsch, provenientes das colônias velhas, municípios de Venâncio Aires, Estrela, atravessando o Rio Conceição, vieram aqui abrir as primeiras lavouras. Após este trabalho, retornaram a suas colônias de origem, para buscarem seus pertences e suas famílias. Aqui chegando, Petter Kronbauer em 1916, instalou a primeira serraria, fato que atraiu outros colonizadores, que foram se instalando e formando consequentemente um pequeno povoado, que deu origem a Povoação Coronel Barros, nossa atual sede.
 
A margem esquerda do Rio Ijuí, linhas 6 a 8, localizaram-se descendentes de espanhóis. Na linha 8 oeste, descendência Teuto- Germânica, na Linha 11, um núcleo de Poloneses, que construíram a primeira Igreja da Região, mas posteriormente transferiram-se para Guarani das Missões.
 
Ao Sul da atual sede de Coronel Barros, já antes de sua fundação, no local denominado pelos demarcadores de terras de “Rincão Canta Galo”, havia um núcleo de cablocos; descobrindo-se ali uma fonte de água medicinal, oportunizando a construção de uma casa de saúde, com banhos medicinais, por um curador, Rudolfo Ignasio da Cruz, que também construiu várias casas de madeira para alugar a seus clientes, que vinham de várias localidades. Após a morte do curador e por rixas locais, este núcleo deixou de existir.
 
A região foi gradativamente desbravada, vindo mais colonizadores, abrindo clareiras na mata, surgindo às lavouras de subsistência, casas rústicas coloniais, pequenas criações, o processo como um todo se estabelece, surgindo mais uma região colonizada. Os traços predominantes da colonização de Coronel Barros, são de origem Germânica.
 
E neste processo, chegamos ao movimento de emancipação, sendo que no dia 20 de março de 1992, foi sancionada e promulgada a Lei nº 9.575 criando o município de Coronel Barros.
 

Fone: (55) 3333-9115
Site:www.coronelbarros.rs.gov.br

Localização

O que mais você encontra em Coronel Barros:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br