Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Bom Progresso

Informações Gerais

Bom Progresso, começou a receber seus primeiros moradores ,no local onde se encontra a atual cidade, na década de 1940.
Primeiramente os moradores instalaram-se no interior do então Boca da Picada , município de Palmeira que, emancipou-se em 1944 e ultimamente município de Campo Novo, emancipado em 1959;
 
Seus primeiros povoadores instalaram-se no interior de Bom Progresso, oriundos da chamadas Colônia Velhas, ou seja, Lajeado, Estrela, Venâncio Aires, Arroio do Meio , Monte Negro, Etc. destinados ao Alto Uruguai, nos atuais municípios de Três Passos, Criciumal, Humaitá, Tenente portela e Colônia Militar do Alto Uruguai, hoje município de Três Passos. Muitas famílias ficavam nas terras do hoje Bom Progresso, que na época não existia e era chamada Boca da picada .
 
Na década de 1940 houve um ciclo de migração grande para esta região e então os próprios moradores do interior começaram a vir fixar residência as margens da estrada Ijuí -Três Passos. Em busca de melhores meios de comunicação e assim começou a se instalar diversos moradores.
 
O primeiro morador chamava-se PEDRO ANDRADE DINIZ ou Pedro Bugio como era conhecido, que fixou residência onde hoje se encontra a residência da família de CarlosmanRospideArbo, falecido em 27 de janeiro de 1994 Como segundo morador consta Urbano Mendes Camillo que já resida nas proximidades e instalou-se na hoje cidade e teve uma família numerosa a maioria residente na cidade, faleceu e, 1992. Como terceiro morador consta PAULINHO ALBERTO RENZ, primeiro comerciante no local onde hoje se encontra instalado a residência do seu Daniel Paranhos , isto lá pelo ano de 1942, este cidadão já é falecido , posteriormente em 1948 instalou-se com casa de comercio neste mesmo local o Sr. REMAR OLINDO KEGLER, conhecido por Soni e também falecido.
 
O primeiro salão de baile foi construído por CARLOS ROSPIDE ARBOpopular Carlito , seguiu-se em 1949 CARLOSMAN ROSIDE ARBO que sempre residiu em suas propriedades distantes 3 Km da cidade, e constituiu o primeiro soque de erva-mate . Os moradores PEDRO DENKIU, BALDOINO SCHOEDER, BALDOINI VOGT, Também constam como fundadores de Bom Progresso , surgiram-se a família BONES , muito numerosa, RODOLFO ALMEIDA CARDOSO,GERALDO AVILA DE LIMA , JOSÉ RIBEIRO CEZEIMBRA, MIGUEL SAVIANO, ITO DE SOUZA PARANHOS, UMBERTO BAGETTI, eu foi Prefeito de Campo Novo na Gestão 68-/2 VIRGILIO E VITÓRIO MENEGUINI. PEDRO REINALDO JACOBS, HUGO HIRSCHMAN E EDVINO OSVINO BONEMANN que se estabeleceram com a primeira serraria e a primeira marcenaria ainda, CEZANNO NECKEL . TERÊNCIO BONNES, AGENOR DE SOUZA, ARMINDO KAUTZMANN, AUGUSTO PERSICH , OLIMPIO ALVES DA SILVA.
Entre outras famílias tradicionais instalaram-se e contribuíram decididamente para o progresso desse Município tais como JOÃO PEREGO, LINO KUNRATH, QUINTILIANO BONETTE DE CAMPOS, progenitor do primeiro Prefeito JOÃO PEDRO FERREIRA DE CAMPOS , a primeira escola era municipal , a atual Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta construída com o esforço de antigos moradores como Carlosmann R. Arbo. José Paulino Cezimbra ,Urbano Mendes Camillo, Bauduino Schroeder e outros como José Paulino Fogaça agregado de Carlosmann R. Arbo que falquejou as vigas para a construção.
 
O inicio foi muito árduo, as estradas eram precárias , não havia telefone ou energia elétrica e muito menos carros e os ônibus que saiam de Três Passos para Ijui ou Palmeira , saiam num dia e voltavam no outro , isto quando o tempo permitia.
 
No ano de 1955, Carlosmann R. Arbo , Urbano Camillo . Carlito Arbo ,joséCezimbra e outros. Deslocaram-se a localidade de Barriu hoje Frederico Westphalen , para iniciar os primeiros contatos e trazer energia elétrica até Bom Progresso, que foi concretizada no ano seguinte . Com a vinda da energia elétrica a Vila cresceu rapidamente. Quando em 1959 emancipou-se Campo Novo , Bom Progresso passou a pertencer ao novo município . Em 1969, por indicação do vereador da ARENAPedro Francisco Boeno da Cruz, e apoio dos demais vereadores de Bom Progresso ou seja Joaquim Diello pelo MDB, Guido Anklan e OlmiroBonespela ARENA, foi criado do distrito administrativo de Bom Progresso, foi neste ano de 1969 , também por indicação do vereador Pedro Francisco Boeno da Cruz , Joaquim Diello e Guido Anklan , que foram dados os primeiros passos para a construção do colégio agrícola de Bom progresso, isto da gestão do Prefeito Umberto Bagetti, entro de uma área de 100 Hectares adquiridos pela união em 1955 de Raul RospideArbo foram nesta época construídos os três primeiros prédios, onde iniciou o centro Rural de Ensino Supletivo – CRES , a nível regional integrando os municípios de Humaitá através do então Prefeito SelmiroScheren, Três Passos através do Prefeito Egon Julio Goelzer e Campo novo pelo Prefeito Umberto Bagetti.
 
Foi um marco de progresso para a vila que não parou de crescer, sendo também na época criada a então CNEG e mais tarde CNEC, criando-se o Ginásio Comercial Ministro Ulisses Rodrigues CarlosmanRospideArbo, que na época era o que possuía no local maior propriedade, passou a incentivar a vinda de moradores vendendo por pequeno valor e até doando terrenos para construção de casas. Em 1988 sob presidência do senhor EDWINO OSVINO BONEMANN, o Ex- vereador E VICE- PREFEITO DE Campo Novo, Começaram os primeiros movimentos pró- emancipação de Bom Progresso, mas não foi nessa vez que o sonho se realizou mas novamente sob a presidência de Bonemann, em 1991 apoiado pela maioria esmagadora da população Bom –Progressense, a vitória no plebiscito foi o primeiro passo em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual 9.567 foi criado o município de Bom Progresso, desmembrando de Campo Novo que cedeu 66.06 Km2 município de Bom Progresso, desmembrado de Campo Novo que cedeu de sua área . Três Passos cedeu 18.23 Km 2 . Humaitá cedeu 5004Km2 de seu território Seguiram-se outros pioneiros que deram sua parcela de trabalho por esta terra tais como ARMINDO DAVID HEINLE, ADOLFO MARQUES, NERCI BARELLA, RAFAEL DANIEL FREDOLINO SCHIMDT a quem se atribui o nome de Bom Progresso. Em uma reunião de amigos na casa de Soni Bavarresco, onde estavam Carlosman Arbo , Carlito Arbo, Urbano Camillo, José Saviano, Balduino Schroeder, e outros além destas famílias pioneiras compre-se destacar VALENANO MARQUES, ATILIO CONTRI, OTMAR SCHWENGBER, JOÃO RADAEL DE OLIVEIRA, DORALINO SAVIANO, ALVICIO KUHN, JOÃO PADILHA, AMANDIO NECKEL TEIXEIRA (FAGUNDES) , JOÃO BARALDI , HORACIO BONETTA, JOÃO MATIAS DO NASCIMENTO , ROMEU REINEIMER, FREDOLINO SCHNEIDER, FAMILIA DIESEL, FAMILIA POHL, Descendentes de PATRICIO SILVA, NICANOR BONES com numerosa descendência de ANTONIO BOENO DE OLIVEIRA e tantos outros.
 
Bom Progresso hoje possui uma população em torno de 2.328 habitantes sendo que destes 1.146 são moradores da cidade e 1.182 moram no interior do Município . Bom Progresso, é um município essencialmente agrícola as maiores atividades se destaca a produção de grãos, milho, trigo e sojae erva mate e gado leiteiro.
 

Fone: (55) 3528-6104
Site:http://www.bomprogresso.rs.gov.br/

Localização

O que mais você encontra em Bom Progresso:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br