Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Pejuçara

Informações Gerais

Aproximadamente no ano de 1900, inciou-se a colonização da área onde hoje está localizado o município de Pejuçara.  De origem indígena, o nome significa "ventania", "terra da paz", amizade e boa comida". O ar provinciano desta bela colônia italiana que nasceu em 1899, está na religiosidade e simpatia de sua gente. Um lugar onde as pessoas são simples e sabem receber com carinho quem os visita. O baixo índice de criminalidade tornou esta terra conhecida em todo o Brasil, pelo slogan de "Terra da Paz".
 
Seu primeiro nome foi Colônia Visconde de Rio Branco, que virou distrito de Cruz Alta. Em 1938, sua denominação foi alterada para apenas Rio Branco. Outra versão diz que Pejuçara, palavra indígena que significa "Caminho das Palmeiras ou dos Palmitos". A primeira presença das famílias de imigrantes italianos, vindo em sua maioria das Colônias Velhas, situadas no Vale do Jacuí e na região da Serra do Nordeste. Alguns aqui chegaram através do tradicional curso migratório, vindos diretamente da Itália. O colono fazia um pequeno desmatamento e utilizava ferramentas manuais, contando apenas com a mão-de-obra familiar para erguer um abrigo e limpar a área de lavoura. Neste lento processo, muitos homens acabaram recebendo pouco pela produção agrícola (excedente de milho), e foram trabalhar na construção de ferrovias onde a mão-de-obra era melhor remunerada. A colônia sempre cultivou produtos de subsistência que, na relação de troca por manufaturados tinham pouca valorização.  O distrito cresceu e se expandiu, surgindo as primeiras casas de comércio e com elas as mudanças econômicas e sócio-políticas. Esta expansão motivou a população a organizar um movimento emancipacionista em 1965, que resultou em plebiscito realizado no Distrito. Tendo este resultado positivo, a Assembleia Legislativa de Estado cria pela lei n° 5.156 de 15 de dezembro de 1965 o Município de Pejuçara. Mas só em 15 de maio de 1966 Pejuçara foi solenemente instalada e recebeu o Sr. Hildebrando Rodrigues Floriano como Interventor Federal. Passados dois anos o Município realiza sua primeira eleição, na qual Dary Bonamingo foi então eleito Prefeito. O Município mantém até hoje características de seus ancestrais, isto se verifica na religiosidade, nas festas, comidas típicas e na agricultura, principal economia do Município.
 
Pejuçara  é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 28 2524 sul e a uma longitude 53 39 21 a oeste, estando a uma altitude de 449 metros. Sua população é de 3973 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Possui uma área de 414,24 km2  representando 0.1541% do Estado, 0.0735% da Região e 0.0049% de todo o território brasileiro.
 
Dados Gerais
 
Pejuçara no Estado do Rio Grande do Sul
Aniversário: 15 de maio
Fundação: 15 de maio de 1966
Gentílico: pejuçarense
Prefeito: Eduardo Buzzatti (DEM)
Vice Prefeito: Marcos Villani (PP)
Municípios limítrofes: Cruz Alta, Ijuí, , Bozano,  Condor e Panambi
Clima: subtropical úmido
Altitude da sede:449m
Distância à Capital: 295.5376 Km
Seu IDH é de 0.796 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
 

Fone: (55) 3377-1200
Site:http://www.pejucara.rs.gov.br/

Localização

O que mais você encontra em Pejuçara:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br