Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Pejuçara

Informações Gerais

 

Pejuçara é conhecida como terra da paz, da tranquilidade e da boa comida. As famílias são acolhedoras e hospitaleiras. A culinária típica italiana é um dos atrativos para os visitantes.

 

Data de Fundação: 15 de maio de 1966

População: 4.049 (IBGE 2016)

Gentilico: pejuçarense

 

FORMAS DE ACESSO:

 

Sua localização é de 385 km de distância da capital do estado, Porto Alegre

 

ASPECTOS HISTÓRICOS:

 

A história nos remete a um tempo em que esta terra, era habitada por índios e negros. Os negros vindos ao ano 1.844 devido ao Combate dos Porongos.  Dos índios permaneceu a origem do nome de Pejuçara. Em maio de 1899, com a chegada dos imigrantes italianos, o desenvolvimento começou acontecer. Vindos da Europa, a maioria dos imigrantes cultivou a terra, e outros foram trabalhar na construção de ferrovias. Os índios e os negros foram em busca de novos lugares. E os italianos, na posse das terras, iniciaram o processo de colonização.

 

Foram diversas as denominações dadas ao Município de Pejuçara, entre eles: Mombuca; Colônia Visconde de Rio Branco; “Visconde de Rio Branco” para “Rio Branco”; Morotim e somente no dia 29 de dezembro de 1944, a definição oficial do município, passou a ser Pejuçara. Que em tupi-guarani significa “Caminho das Palmeiras”.

 

A primeira presença das famílias de imigrantes italianos, vindo em sua maioria das Colônias Velhas, situadas no Vale do Jacuí e na região da Serra do Nordeste. Alguns aqui chegaram através do tradicional curso migratório, vindos diretamente da Itália.

 

O distrito cresceu e se expandiu, surgindo as primeiras casas de comércio e com elas as mudanças econômicas e sócio-políticas. Esta expansão motivou a população a organizar um movimento emancipacionista em 1965, que resultou em plebiscito realizado no Distrito. Tendo este resultado positivo, a Assembleia Legislativa de Estado cria pela lei n° 5.156 de 15 de dezembro de 1965 o Município de Pejuçara. Mas só em 15 de maio de 1966 Pejuçara foi solenemente instalada.

 

Fone: (55) 3377-1200
Site:www.pejucara.rs.gov.br

Localização

O que mais você encontra em Pejuçara:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br