Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Jóia

Informações Gerais

 

Data de Fundação: 12 de maio de 1982

População: 8.668 (IBGE 2016)

Gentilico: joiense

 

FORMAS DE ACESSO

 

A cidade de Jóia tem como principal acesso, e único asfaltado, a RS-522. Outro acesso importante se dá pelo sul da cidade, através da RS-377, a qual esta em processo de asfaltamento. A distancia oficial entre a cidade de Jóia e a capital Porto Alegre é de 432 km.

 

ASPECTOS HISTÓRICOS

 

No início deste século, mais precisamente no ano de 1916, os Coronéis: Joaquim Luís de Lima e Marcial Gomes Terra doaram terras aos senhores Antonio Mastella e Victorio Bernardi, que aqui se estabeleceram junto ao Lajeado Bonito – córrego que corre junto ao moinho – trazendo mais tarde suas famílias.

 

Com o crescimento do povoado faz-se necessário a construção de um moinho ou engenho como era chamado pelos moradores, tocado com a própria água que corria em uma bica atrás do mesmo, tocando as rodas para moagem de farinha, cana, milho etc., pois a luz elétrica veio bem mais tarde para a vila. Os primeiros empregados do engenho foram: o senhor Ricardo Bazzan e o senhor Francisco Pinheiro. Mais tarde este foi comprado por Marcial Terra que foi proprietário por muitos anos. Hoje esta empresa pertence a família Poletto.

 

O farelo que sobrava nas moagens era aproveitado para a criação de porcos do moinho, assim como também para aves. A canjica era socada em pilões e muito apreciada nas refeições em família.

 

A sede da atual cidade foi implantada na Esquina 21 de Abril, sendo na época elevada a 8º Distrito de Santo Ângelo. Em 1928, houve a emancipação de Tupanciretã. Tendo o rio como limite, esta comunidade passa pertencer ao novo município desmembrando-se de Santo Ângelo. O novo distrito recebe a denominação de: 2º Distrito de Tupanciretã – Vila 21 de Abril -. Como o moinho estava gerando maior aglomeração na Vila, em 24 de maio de 1938, pelo Decreto Lei 10/12 do Município de Tupanciretã, a sede do novo Distrito transfere-se da Vila 21 de Abril para a Vila Nova. Ainda neste ano devido o clima de guerra, o lugarejo recebe o nome de Vila Inconfidência. Já em 1944, com a Segunda Guerra Mundial, as autoridades municipais buscando respeitar a lei que proibia que colocassem nomes que lembrassem guerras e revoluções em Vilas, Cidades etc, mudaram o nome de Vila Inconfidência para Vila Jóia.

 

Fone: (55) 3318-1300
Site:www.joia.rs.gov.br

Localização

O que mais você encontra em Jóia:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br