Data de Fundação: 12 de maio de 1982
População: 8.668 (IBGE 2016)
Gentilico: joiense
A cidade de Jóia tem como principal acesso, e único asfaltado, a RS-522. Outro acesso importante se dá pelo sul da cidade, através da RS-377, a qual esta em processo de asfaltamento. A distancia oficial entre a cidade de Jóia e a capital Porto Alegre é de 432 km.
No início deste século, mais precisamente no ano de 1916, os Coronéis: Joaquim Luís de Lima e Marcial Gomes Terra doaram terras aos senhores Antonio Mastella e Victorio Bernardi, que aqui se estabeleceram junto ao Lajeado Bonito – córrego que corre junto ao moinho – trazendo mais tarde suas famílias.
Com o crescimento do povoado faz-se necessário a construção de um moinho ou engenho como era chamado pelos moradores, tocado com a própria água que corria em uma bica atrás do mesmo, tocando as rodas para moagem de farinha, cana, milho etc., pois a luz elétrica veio bem mais tarde para a vila. Os primeiros empregados do engenho foram: o senhor Ricardo Bazzan e o senhor Francisco Pinheiro. Mais tarde este foi comprado por Marcial Terra que foi proprietário por muitos anos. Hoje esta empresa pertence a família Poletto.
O farelo que sobrava nas moagens era aproveitado para a criação de porcos do moinho, assim como também para aves. A canjica era socada em pilões e muito apreciada nas refeições em família.
A sede da atual cidade foi implantada na Esquina 21 de Abril, sendo na época elevada a 8º Distrito de Santo Ângelo. Em 1928, houve a emancipação de Tupanciretã. Tendo o rio como limite, esta comunidade passa pertencer ao novo município desmembrando-se de Santo Ângelo. O novo distrito recebe a denominação de: 2º Distrito de Tupanciretã – Vila 21 de Abril -. Como o moinho estava gerando maior aglomeração na Vila, em 24 de maio de 1938, pelo Decreto Lei 10/12 do Município de Tupanciretã, a sede do novo Distrito transfere-se da Vila 21 de Abril para a Vila Nova. Ainda neste ano devido o clima de guerra, o lugarejo recebe o nome de Vila Inconfidência. Já em 1944, com a Segunda Guerra Mundial, as autoridades municipais buscando respeitar a lei que proibia que colocassem nomes que lembrassem guerras e revoluções em Vilas, Cidades etc, mudaram o nome de Vila Inconfidência para Vila Jóia.