Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Humaitá

Informações Gerais

A base econômica do município é agricultura e pecuária, com predominância da primeira; caracterizam-se pela cultura de milho, soja, trigo, feijão, mandioca e outros. A agropecuária se caracterizada pelo minifúndio.

 

 

Data de Fundação: 18 de fevereiro de 1959.

População: 4.998 (IBGE 2016)

Gentilico: humaitense

 

FORMAS DE ACESSO:

 

O acesso ao município pode ser feito através da BR-472 e RS-207.

 

ASPECTOS HISTÓRICOS

 

Ainda em tempos, que esta terra era coberta pela mata, os índios e caboclos, já ocupavam as clareiras naturais formadas pela natureza. Sabe-se que, possivelmente, os índios Kaingangs, descendentes dos Gês, que hoje vivem nas reservas indígenas da Guarita e Inhacorá, eram os senhores das terras, nas quais no presente reside o povo de Humaitá e arredores.

 

A colonização da região data por volta de 1909, com a chegada dos descendentes de alemães e italianos, que na intenção de explorar e povoar as terras, pela sua excelente qualidade e por pertencerem ao Estado, fixaram residência no interior do município. Com o tempo, além do cultivo de cereais, a exportação de madeira e a extração da erva-mate foram intensificadas. Inclusive, constam registros de que ocorreram vários conflitos pela posse dos tão apreciados ervais, entre índios e colonizadores.

 

Em meados de 1936, começaram a serem vendidos os primeiros lotes das terras públicas para os imigrantes, pela companhia Dahner Conceição e Cia, fazendo com que, os nativos e caboclos, fossem emigrados para o Vale do rio Uruguai e Guarita.                           

 

Em abril de 1809, foi criado o município de Rio Pardo, que abrangia mais da metade do território do Rio Grande do Sul. Dez anos mais tarde, ocorreu a criação de Cachoeira do Sul, o qual passou a ser o maior município da capitania. Então, desmembra-se de Cachoeira, em 1834, Cruz Alta. Sob sua autonomia estava Humaitá que fazia parte do 4º distrito de Campo Novo, depois passa a pertencer a Palmeira das Missões, no ano de 1874; Três Passos em 1944 e Crissiumal, 1955.

 

Ainda no ano de 1955, no dia 20 de junho, foi criado o distrito de Humaitá. Finalmente, destacando-se como o 135º município criado no Estado, em 18 de fevereiro de 1959, emancipa-se Humaitá. Mas, somente no dia 1º de março, foi tornada pública a emancipação. Cogita-se, que um dos fatores importantes que contribuíram para esta grande conquista, foi à chegada da iluminação elétrica, antes mesmo da sede municipal, na época Crissiumal.

 

 

A marca do nome: Talvez a guerra do Paraguai, ocorrida entre os anos de 1865 a 1870, quando aconteceu a conquista da fortaleza de Humaitá, tenha sido a grande protagonista que originou o nome do município. Ou ainda, por causa de uma tribo indígena existente nesta região, em que o cacique era chamado Humaitá.

 

 

Fone: (55) 3525-1166
Site:www.humaita.rs.gov.br
E-mail: contato@humaita.rs.gov.br

Localização

O que mais você encontra em Humaitá:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br