O município é formado pelas etnias alemã, italiana, lusa, polonesa, cabocla e indígena, o que contribuiu com um desenvolvimento cultural típico e diversificado em relação a exploração da agricultura e o comércio. A base de sua economia está fundamentada na produção agropecuária, a partir de uma estrutura fundiária com predomínio da pequena propriedade, de gerência familiar, com aporte tecnológico voltado essencialmente a culturas de subsistência.
Data de fundação: 28 de dezembro de 1995
População: 3.272 habitantes (IBGE 2010)
Gentilíco: esperançulense
FORMAS DE ACESSO
O município está distante 483km da capital Porto Alegre.
ASPECTOS HISTÓRICOS
Nome dado pelos primeiros moradores, como sendo lugar de seu futuro. Local de uma vida, promissora, de riqueza. (Lugar alto, boas vertentes, terras bastante plena).
Em 06 de janeiro de 1925, passou pelo local, rumo à Vila de Alto Uruguai, o Estado Maior da Coluna Prestes, sob o comando do próprio Capitão do Exército Nacional Luiz Carlos Prestes. Entre os colonos correu a notícia de um possível encontro, entre os revolucionários e as forças governamentais.
A "esperança" era, de que isso não acontecesse. De fato, não aconteceu, pois a vanguarda e a retaguarda da Coluna Prestes tinha permanecido em Três Passos, e posteriormente seguiu, para o Pari, sem usar esta estrada. Desta "esperança" surge o nome do município. No início chamava-se "Vila Esperança" e por ser no Sul, na Emancipação passou a "Esperança do Sul".