Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Municípios

Ajuricaba

Informações Gerais

O município de Ajuricaba em quase sua totalidade foi colonizado por imigrantes alemães e italianos, procedentes das Colônias Velhas do Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalves e São Leopoldo.
 
Os motivos que levaram esses imigrantes a deixarem seus países de origem e vir para o Sul do Brasil em busca de melhores condições de vida, podem-se definir da seguinte maneira:
 
A Alemanha, em relação a outros países europeus, buscou sua economia até o início do século XIX na produção agrícola, verificando-se um progresso industrial a partir de 1870, ocasionando a ruína doméstica, que não tinha condições de resistir a concorrência das grandes empresas ao mesmo tempo em que não eram absorvidas pela indústria. Essa mão-de-obra excedente viu-se obrigada a deixar seu país.
 
Quanto à Itália, constatou-se que a indústria era extremamente de capital externo, não se mostrando capaz de absorver a grande quantidade de mão-de-obra disponível, condenando a população à miséria e fome, levando os camponeses a abandonarem suas terras e buscarem novos horizontes.
 
A imigração, para uns, significou um futuro melhor enquanto, para outros, tornava possível a existência de um mercado consumidor dos produtos industrializados e a substituição da mão-de-obra escrava nas lavouras, que estava se tornando antiquada e onerosa, para braços livres na fase em que o capitalismo se encontrava.
 
Foi neste contexto que a mão-de-obra excedente européia passou a ser mercadoria para a América, destacando aí o Rio Grande do Sul, formando as Colônias Velhas das quais alguns imigrantes partem para formar núcleos de colonização, em nossas regiões e entre elas a Linha 19 (atual Ajuricaba) por volta de 1890.
 
EVOLUÇÃO HISTÓRICA: AJURICABA DE LINHA A MUNICÍPIO
 
Antes de se tornar município, Ajuricaba foi “Colônia de Ijuí”.
 
A Colônia de Ijuí ocupava terras que hoje pertencem aos municípios de Ijuí, Ajuricaba e Augusto Pestana.
 
Essa Colônia foi a primeira das Colônias Novas nas terras de cima do Planalto, situado a noroeste do Rio Grande do Sul.
 
Foi fundada em 19.10.1890 e chamou-se a Colônia de Ijuhy Grande, primeiro núcleo de colonização.
 
Com a chegada dos primeiros colonizadores foi necessário distribuir as propriedades rurais. Para melhor administrá-las foi dividido em linhas, iniciando pela Linha Uma, sede do povoado de Ijuí, vindo pela margem direita do Rio Ijuí até a Linha 32, na divisa de Condor.
 
Daí para diante as Colônias de Ijuí começaram a prosperar: os núcleos de colonização foram aumentando e foi necessário que a Colônia fosse dividida em Distritos.
 
A Linha 19 foi elevada a 3º Distrito pelo Engenheiro Augusto Pestana, Intendente Provisório do Município de Ijuí através do Ato n.º 1 de 12/02/1912 e mantida pela Lei n.º 720 de 12 de novembro de 1948 e a Lei Orgânica de 20 de março de 1948.
 
Em setembro de 1928, dezesseis anos após a criação do 3º distrito, o núcleo populacional da linha 19 passou a denominar-se “Sede General Firmino”, em homenagem ao General Firmino de Paula, ardoso republicano que se destacara politicamente na região. Era natural de Santo Ângelo, ocupando cargos de Deputado Federal, sub-chefe de Polícia e Comandante da Brigada na Revolução de 1923 (Maragatos e Pica-Paus).
 
A Colônia prosperava e já em janeiro de 1940 passou-se se chamar AJURICABA

Fone: (55) 3387 1300
Site:http://www.ajuricaba.rs.gov.br/

Localização

O que mais você encontra em Ajuricaba:

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br