Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Notícias

23/08/2018

Prefeitos e representantes do Turismo da Rota do Yucumã participaram de uma Reunião Extraordinária em Tenente Portela

 

Na tarde desta terça-feira (21) de agosto, no gabinete do Prefeito Municipal de Tenente Portela, ocorreu uma reunião Extraordinária na qual os Prefeitos das cidades de Tenente Portela, Derrubadas, Tiradentes do Sul, Chiapetta, juntamente com o Prefeito de El Soberbio (ARGENTINA) Roque Soboczinski e representantes do Turismo de Misiones, discutiram sobre a reativação do Posto de Fiscalização Aduaneiro no Porto Soberbo.


Atualmente a fiscalização acontece apenas no lado argentino, tal situação impossibilita que estrangeiros ingressem de forma legal no Brasil a partir do Porto Soberbo. Um levantamento feito  pelos Argentinos  mostra que na alta temporada  mais de  150 mil turistas  cruzam a fronteira BRASIL/ARGENTINA, pela aduana de EL Soberbio x Porto Soberbo buscando, na sua maioria, o litoral Catarinense como destino.
Foi levantada a possibilidade de ser instalada uma Aduana unificada, citado como exemplo, o funcionamento da Aduana em São Borja (BR) x São Tomé (AR).


Analisando o fluxo de turistas que cruzam pela região, os prefeitos buscam alternativas para que esses turistas possam ingressar de forma legal no país, o que promoverá o desenvolvimento turístico de ambas as regiões. Além disso, poderá ser fomentado que estes turistas permaneçam por mais tempo na região e não apenas a utilizem como forma de chegar ao litoral Catarinense. Vale ressaltar, que a Região da Rota do Yucumã, composta por 32 municípios, possui diversos atrativos naturais, culturais e gastronômicos.

 

Ficou definido que será solicitada uma Audiência Pública junto a Comissão de Assuntos Municipais, com os representantes políticos e também com o Governador do Estado, para que sejam tomadas providências a respeito do Porto Soberbo.


Por fim, foi ressaltada a importância do trabalho em conjunto de ambas as regiões que só tem a somar uma à outra e foi reforçada a importância de se buscar apoio político para dar andamento as articulações.

 

Registro dos presentes em reunião:
Prefeito de Tenente Portela e presidente do Consórcio Rota do Yucumã - Clairton Carboni, Vice-Prefeito de Tenente Portela - Valdir Machado Soares, Prefeito de Chiapetta e presidente da AMUCELEIRO - Eder Both, Prefeito de Tiradentes do Sul - Alceu Diel, Prefeito de Derrubadas - Alair Cemin, Intendente de El Soberbio - Roque Soboczinski, Diretor de turismo de El Soberbio - Victor Cesar Motta, representante do Ministério de Turismo de Misiones - Natanael Villada, professor - Mario Pereira, representante da Balza Don Dari - Miguel Angel Tazzi, Secretária Municipal de Turismo de Derrubadas - Angelita Bomm dos Santos, turismólogos da Rota do Yucumã - Felipe Sturmer e Fabíula Rosso e Assessora Parlamentar - Marcia Mueller Medeiros.

 

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br